Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ainda sobre o jejum

Quem pode fazer jejum

Todos podem jejuar. Sejam idosos, cansados ou doentes; sejam grávidas, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem praticá-lo sem que isso lhes faça mal. Muitas pessoas não jejuam, porque não sabem fazê-lo. Imaginam que seja uma coisa muito difícil e dolorosa, que não vão conseguir fazer.

É muito importante dizer que o jejum não existe para que as pessoas passem fome. Muitas delas, nesses dias [de jejum], acabam pecando mais do que noutros dias, porque não levam em conta os seus limites físicos, biológicos, e não se alimentando correctamente, ficam mal-humoradas, colhendo deste dia de "jejum" somente frutos de mal-estar, brigas e indisposição para rezar. Um erro muito comum é jejuar sem tomar o café da manhã. Ao agir desta forma, na verdade, começa-se a jejuar a partir da última refeição feita, na véspera, e não pela manhã.

Estas pessoas, mal-informadas, acabam por passar mal e ficando com dores de cabeça, que em geral começa bem cedo. Ora, mal-estar não é o objectivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isto é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.

Oração:

Guardai, Senhor, a vossa Igreja com amor eterno e, porque sem Vós não se pode manter, com a vossa ajuda seja livre do mal e conduzida à salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

(Recebi por e-mail)

Sem comentários: