Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

quarta-feira, 16 de março de 2011

FAZER JEJUM DURANTE A QUARESMA


Uma das penitências indicadas pela Igreja para este tempo é o jejum. Para praticá-lo é preciso saber um pouco sobre ele:

Com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja inicia o período quaresmal, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, momento ápice da liturgia e da vida da Igreja ao longo do ano. São quarenta dias de intensa preparação para celebrar bem a ressurreição do Senhor.

Em todo o período quaresmal renovam-se os apelos à conversão, ao abandono do pecado, à renovação da fé, à produção de frutos de justiça e caridade, ao avanço no conhecimento de Jesus Cristo e à correspondência ao Seu amor, visando uma vida santa.

Durante este tempo, a Igreja exorta todos os cristãos a realizarem os exercícios quaresmais, entre eles, o jejum. Naturalmente, esta prática deve fazer parte da vida do cristão ao longo de todo o ano, mas, na Quaresma, deve ser exercida mais intensamente, também como forma de penitência.

Pelo jejum recorda-se que "não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus" (Mt 4,4). Por meio desta penitência, o cristão é estimulado a desapegar o coração de todos os bens que acaso o impeçam de amar e servir a Deus acima de todas as coisas. Praticar, rectamente, a abstinência de alimentos faz-lhe sentir a precariedade e a fugacidade da vida neste mundo e ajuda-o a ordenar a existência para Deus. O jejum corporal faz parte das práticas espirituais de quase todas as religiões, dando-lhes um significado sagrado.

Oração:

Olhai com bondade, Senhor, para a devoção do vosso povo e fazei que, mortificando o corpo pela penitência, renovemos o espírito com o fruto das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito santo. Amen.

(Recebi por e-mail)

1 comentário:

teresa disse...

gostei muito deste texto sobre o jejum , é que há muitas pessoas que não entendem o significado do jejum , nem sabem para que serve , obrigada pela partilha ..

beijos ..